Projeto Conecta Cotia Guarapiranga
Introdução
O projeto “Base de Dados para Conservação e Restauração Ecológica da Sub-região Hidrográfica Cotia- Guarapiranga: proteção de recursos hídricos, atualização diagnóstica e Propostas de Unidades de Conservação é um projeto realizado pela SEAE (Sociedade Ecológica Amigos do Embu) com financiamento do FEHIDRO (Fundo Estadual de Recursos Hídricos).
O projeto tem o objetivo de identificar áreas para a criação de Unidades de Conservação (Ucs).
Especificamente, delimitar 02 áreas para a criação de RPPNs, além de delimitar a área para a ampliação da APA Embu Verde e realizar parte dos estudos para a adequação da Reserva Florestal do Morro Grande ao Sistema Nacional de Conservação da Natureza.
As etapas para alcançar o objetivo do projeto envolvem a organização de uma base de dados, contemplando aspectos geográficos, documentais, técnicos e acadêmicos.
Desta maneira será possível consultar estes dados de forma dinâmica. A partir da base de dados serão realizadas as caracterizações físico-geográficas das áreas estudadas, voltadas para entender a cobertura e uso do solo, o status da cobertura vegetal e a distribuição das atividades humanas, identificando possibilidades para conectividades ecológicas e conservação dos grandes fragmentos de vegetação.
Para que este estudo tenha sucesso, chegando ao maior número de pessoas, instituições e organizações, há um conjunto de atividades de comunicação já desenhadas.
Serão elaborados materiais de comunicação dos resultados do projeto em formato de manuais, cartilhas e, entre outros, publicações em mídias sociais que irão disponibilizar à todos nós, em linguagem não-técnica, os resultados do projeto.
Diante da emergência ambiental que vivemos, a necessidade de compreender e se mobilizar pela conservação e restauração ecológicas é urgente.
Área de Abrangência
A área de abrangência do projeto está inserida ao Noroeste da Região Hidrográfica Cotia-Guarapiranga, que abrange parte dos municípios de Cotia, Embu das Artes e Itapecerica da Serra.
Dentro da área de abrangência encontram-se a Reserva Florestal do Morro Grande, a APA Embu Verde e o Parque Municipal CEMUCAM.
Público Alvo
A população beneficiada pelo projeto envolve cerca de 900.000 habitantes, residentes da área de abrangência do estudo, para quem os desdobramentos dos resultados do projeto podem ter um impacto direto mais perceptível.
A médio e longo prazos, a população abastecida pela Represa Guarapiranga, Represa Pedro Beicht e Represa da Graça também serão mpactadas por estes desdobramentos: são cerca de 4.000.000 de pessoas.
A meta de comunicar os resultados pretende ser um processo de semear conhecimento para que a população residente na área e entorno volte sua atenção para a questão ambiental, que impacta diretamente a todos nós.
Etapas do projeto
Ao longo de um ano, o projeto irá reunir informação sobre a área de abrangência, a partir das seguintes etapas:
• Coleta e análise de dados: faremos um diagnóstico detalhado sobre a situação atual do ambiente e sociedade, construindo um banco de dados geográficos que ficará disponível à todas as pessoas;
• Identificação e caracterização das áreas: realizaremos a caracterização da qualidade de vegetação, projetando conexões entre fragmentos isolados, restauração de matas ciliares e áreas relevantes e desenharemos as possibilidades para a criação, adequação ou ampliação de áreas protegidas;
• Articulação e mobilização social: buscaremos a comunicação com a população, gestores, técnicos, empresas e diferentes instituições, comunicando sobre os resultados encontrados.
Duração
O período de realização do empreendimento é de Julho de 2024 a Julho de 2025. São 12 meses para a sua realização.
Resultados Esperados
Ao realizar o projeto, por meio das etapas de coleta e análise de dados, identificação e caracterização socioambiental, articulação e mobilização e desenvolvimento de propostas de criação de Unidades de Conservação, esperamos contribuir para a ampla difusão da necessidade de conservar e restaurar as características ecológicas no interior da área de abrangência do projeto.
Ainda, esperamos vivamente colher resultados de ordem material e imediata, identificando as áreas propícias para realizar ações de restauração ecológica.
Por fim, buscamos construir uma rede de pessoas, estudantes, professores, atores da iniciativa privada e organizações não governamentais que atue em uníssono em direção à (re)construção de nossa comunidade, contribuindo com as adequações necessárias para que nosso espaço comum, a bacia hidrográfica em que vivemos, seja um espaço ecologicamente melhor equilibrado e mais solidário.
Sobre a SEAE
A SEAE – Sociedade Ecológica Amigos de Embu está sediada em Embu-das-Artes /SP, com atuação no cinturão sudoeste de São Paulo (Cotia, Embu das Artes e Itapecerica da Serra).
Sua origem remonta a luta de um grupo de pessoas, nos anos de 1971/72, combatendo um projeto de instalação do Aeroporto Internacional de São Paulo em Caucaia do Alto.Fundada em 11 de Outubro de 1975, a SEAE como é conhecida, vem desde então “Cuidando da Terra e da Gente”.
A missão da entidade é estimular e ampliar os processos de transformação social e ambiental dos municípios de Cotia, Embu das Artes e Itapecerica da Serra (cinturão sudoeste de São Paulo), atuando como representante da sociedade civil e promovendo ações ambientais, sociais e educacionais em defesa da natureza, das pessoas e de nossa sociedade.
Acompanhe este e outros projetos da SEAE.